segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Avaliação



QUESTIONÁRIO


1)    Por que são chamados os tipos de sangue (O negativo) de doadores universais, e (AB positivo) de  receptores universais?

a)    O negativo é chamado de doador universal por que  produz aglutininas anti-A e anti-B, e o AB positivo por que não produz aglutinina.

b)    O negativo é chamado de doador universal por que seu tipo de sangue serve para qualquer paciente (estando na forma de concentrado de hemácia ) e AB positivo de receptor universal por que pode receber transfusão de qualquer tipo de sangue menos de O negativo.

c)    O negativo é chamado de doador universal por que seu tipo de sangue serve para qualquer paciente (estando na forma de concentrado de hemácia ) e AB positivo de receptor universal por que pode receber transfusão de qualquer tipo de sangue



2)    Qual a idade e, o que é preciso ter para ser um doador de sangue?

a)    Entre 18 e 50 anos, mais de 50quilos, com boa saúde, não ser tóxico dependente ou estar tomando certos medicamentos.

b)    Entre 18 e 60 anos, mais de 50 quilos, com boa saúde, não ser tóxico dependente ou estar tomando certos medicamentos.

c)    Entre 18 e 60 anos, mais de 51 quilos, com boa saúde.




3)    Quando surgiu no Brasil os primeiros bancos de sangue?


a)    Antes da segunda guerra mundial com o aumento da procura por transfusão de sangue.

b)    No século XX, com o progresso das transfusões através do descobrimento dos grupos sanguíneos.

c)    Após a Segunda Guerra Mundial, com os progressos científicos e o crescimento da demanda por transfusões de sangue.




4)     Depois da Doação de Medula óssea quanto tempo demora para à recomposição da medula?

a)    13 a 14 dias 

b)    17 a 19 dias

c)    16 a 20 dias

d)    N.D.A


5)    Quais órgãos podem ser doados em vida?

a)    Rim, fígado, pâncreas, pulmão e medula óssea

b)    Pâncreas, medula óssea, fígado, córneas e rim

c)    Valvas cardíacas, pâncreas, rim,  fígado e córneas


6)    Para ser doador de plaquetas é necessário que o doador apresente qual quantia de plaquetas por mm3(milímetros cúbicos)  de sangue?

a)    120.000/mm3

b)    150.000/mm3

c)    180.000/mm3

7)    Quais órgãos poderão ser mantidos fora do corpo para possível doação por um prazo de no máximo 6 horas?

a)    Córneas e Coração

b)    Rins e Pulmão

c)    Coração e Pulmão

8)    Formada na medula óssea, as células que geram a formação das plaquetas são os megacariócitos. Megacariócito é uma célula grande e multinucleada e as plaquetas nada mais são do que fragmentos do seu citoplasma. Sua produção é estimulada pelo hormônio trombopoietina, formado em qual orgão?

a)    Medula óssea

b)    Fígado


c)    Pâncreas


9)    O que diz Lei nº. 10.211, de 23 de Março de 2001, Lei brasileira de transplante atualmente?
a)    Segundo a nova Lei, a manifestação de vontade à doação, após a morte, que constavam na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, perderá sua validade. Hoje, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da familiar.

b)    Segundo a nova Lei, as manifestações de vontade à doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, após a morte, que constavam na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, não perderam sua validade.

c)    Segundo a nova Lei, a partir do dia 22 de dezembro de 2000 a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante não dependera da autorização de ninguém.



10) De acordo com a média de doadores de órgãos,quantos doadores existem para cada 1000 habitantes?

a)    5 doadores para cada 1000 habitantes

b)    13 doadores para cada 1000 habitantes

c)    28 doadores para cada 1000 habitantes





Reflexão

´´Um dia, um doutor determinará que meu cérebro deixou de funcionar e que basicamente minha vida cessou. Quando isso acontecer, não tentem introduzir vida artificial por meio de uma máquina. Ao invés disso, dêem minha visão ao homem que nunca viu o sol nascer, o rosto de um bebê ou o amor nos olhos de uma mulher. Dêem meu coração a uma pessoa cujo coração só causou intermináveis dores. Dêem meus rins a uma pessoa que depende de uma máquina para existir, semana a semana. Peguem meu sangue, meus ossos, cada músculo e nervos de meu corpo e encontrem um meio de fazer uma criança aleijada andar. Peguem minhas células, se necessário, e usem de alguma maneira que um dia um garoto mudo seja capaz de gritar quando seu time marcar um gol, e uma menina surda possa ouvir a chuva batendo na sua janela. Queimem o que sobrou de mim e espalhem as cinzas para o vento ajudar as folhas nascerem. Se realmente quiserem enterrar alguma coisa, que sejam minhas falhas, minhas fraquezas e todos os preconceitos contra meus semelhantes. Dêem meus pecados ao diabo e minha alma a Deus. Se quiserem lembrar de mim, façam-no com um ato bondoso ou dirijam uma palavra delicada a alguém que precise de vocês. Se vocês fizerem tudo o que estou pedindo, viverei para sempre."

(Fonte: Leitor de um jornal de grande circulação, comovido com a situação dos transplantes em nosso país com o objetivo de incentivar a cultura da doação.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário